Emancipação ou submissão?
Sociologia do Trabalho e Estudos de Gênero: uma aproximação pelo olhar de Anita Moser
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v11i4.70388Palavras-chave:
Sociologia do Trabalho, Estudos de gênero, pioneiras da Sociologia, UFSCDownloads
Referências
ALESSIO, Polliana.História da antropologia na UFSC a partir da vivência e visão feminina. Relatório Final de Iniciação Científica, Núcleo de Gênero e Subjetividades, PIBIC/CNPq/UFSC, 2021.
AMORIM, Barbara Michele. O curso de Ciências Sociais na UFSC sob o olhar de suas professoras. Relatório Final de Estágio Pós-Doutoral, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
BRAVERMAN, Harry. Trabalho Capital Monopolista – A Degradação do Trabalho no Século XX. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1977.
BRUXAS Contemporâneas as sociólogas da Ilha da Magia - UFSC. Coordenação de Barbara Michele Amorim, Miriam Pillar Grossi, Suzana Morelo Vergara Martins Costa, Carmen Beatriz Heisecke de Almeida, Adriana Eidt. Florianópolis: Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, 2025. (Vídeo de 15 min.). Link de acesso: https://youtu.be/0OWAr1jEyeU?si=ZY1mnbZCb3DmIEym
GROSSI, Miriam e REA, Caterina. Teoria Feminista e Produção de
Conhecimento Situado, Florianópolis/Salvador, Tribo da Ilha/Devires, 2020.
LENARD, Andrietta. Lealdade Linguística em Rodeio, S.C. Dissertação de Mestrado. Departamento L.L.V. UFSC, 1976.
MOSER, Anita . A nova submissão: mulheres da zona rural no processo de trabalho industrial. Porto Alegre: EDIPAZ, 1985
MOSER, Anita. A violência do Estado Novo Brasileiro contra os colonos descendentes de imigrantes italianos em Santa Catarina durante a Segunda Guerra Mundial. In: CELI, S. (Org.).
Quaderni dell’ADREV. vol.4. Ravenna: Angelo Longi Editori, 1998.
REPOSICIONANDO o Olhar: Pioneiras nas Ciências Sociais da UFSC. Autoras: Suzana M. Vergara. M. Costa; Barbara M. Amorim; Miriam P. Grossi; Vitória da Silveira; Carmen B Heisecke Almeida; Evelin Neves. Florianópolis: Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, 2023. (Vídeo de 52 min.). Link de acesso: https://youtu.be/ZakKFsizu-0?si=3Zlm0F8BAs4GwVJH
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero Patriarcado Violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Gênero e Diversidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Acesso e Direitos Autorais
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
A Revista Cadernos de Gênero e Diversidade é de acesso aberto, não cobra taxas de submissão ou publicação.
As pessoas autoras mantêm os direitos autorais de suas obras, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
As publicações são licenciadas sob a licença Creative Commons Atribuição (CC BY), que permite compartilhamento e adaptação com atribuição de autoria.
Termo da declaração de acesso aberto
Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD) é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para usuária/o ou sua instituição. As usuárias e os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora ou de autor/a/es, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).







