Reflexões sobre a história da Antropologia
sua emergência no Oriente Médio antes de existir como uma disciplina
DOI :
https://doi.org/10.9771/asf168028Mots-clés :
História da Antropologia, Amplo Oriente Médio, Fundadores da Antropologia, Abu Rayhan al-Biruni, Ibn Khaldoun, Antropologia GlobalRésumé
Antes de a antropologia existir como uma disciplina, importantes fundamentos relacionados a diferentes aspectos do estudo da humanidade estavam presentes em diversos escritos antigos de alguns estudiosos do Renascimento Islâmico no amplo Oriente Médio, como Abu Rayhan al-Biruni, um estudioso persa (973-1048), e Ibn Khaldoun, um estudioso tunisiano (1332-1406). Neste artigo, apresento brevemente os produtos científicos e culturais desses estudiosos, particularmente aqueles relacionados a temas antropológicos. Também discuto alguns conceitos e conclusões antropológicos importantes apresentados em seus estudos famosos, que representam a base da antropologia. Assim, este artigo constitui uma contribuição para a história universal da antropologia. O conhecimento dessa história, bem como dos problemas anteriores e atuais específicos da antropologia, pode ajudar no desenvolvimento de uma verdadeira antropologia global.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2025-09-02 (2)
- 2025-09-01 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Antropologia Sem Fronteiras 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A Revista Antropologia Sem Fronteiras adota a política de Acesso Aberto, reafirmando seu compromisso com a democratização do conhecimento científico em escala global. Em consonância com esse princípio, as/os autoras/es mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação, sob a licença CC BY-NC-SA 4.0. Essa licença permite o compartilhamento e a adaptação do conteúdo, desde que seja atribuída a autoria original e publicação inicial nesta revista, não haja uso comercial e quaisquer obras derivadas mantenham a mesma licença.
